Páginas

10 janeiro, 2014

Atenção é hora de redobrar os a proteção com o sol!

Incidência de raios ultravioleta atinge níveis perigosos para saúde no Brasil

Radiação será ainda mais intensa em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Apenas 30% dos brasileiros se protegem do sol.


Poucas nuvens no céu do Brasil. E o problema não é só o calorão. A incidência dos raios ultravioleta (UV), perigosa para saúde, está altíssima.
Que o sol está forte, o Brasil inteiro já percebeu. O sol deste verão está fazendo a temperatura bater recordes. É gente derretendo para todo lado. “Esse calor está terrível”, afirma um pedestre.
Se você está sofrendo com o sol forte, está sentindo que ele está queimando muito, pode se preparar porque vai piorar. De acordo com os meteorologistas, nestes próximos dias, a radiação dos raios ultravioleta sobre várias regiões do Brasil vai aumentar.
A radiação será ainda mais intensa em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Ela vai aumentar um pouco, mas não é apenas porque é início do verão, mas também porque a gente vai ter locais em que vai ter pouca nebulosidade”, explica a meteorologista Samanta Martins, do IAG-USP.
Há dois tipos de raios ultravioleta: o UV-A, que penetra mais fundo na pele, altera o funcionamento das células e pode provocar câncer, e o UV-B, que atinge só a superfície da pele, mas é o mais perigoso porque é mais cancerígeno.
A dermatologista Selma Cernea alerta que, seja qual for o tipo e a cor da pele, todos têm que se proteger. “Neste período, eu sempre recomendo que se use filtro solar todos os dias, mesmo em dias nublados, porque mesmo em dias nublados nós recebemos radiação”, sugere.
No Brasil, surgem todo ano 120 mil novos casos de câncer de pele. Apenas 30% dos brasileiros se protegem do sol.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia uma  manifestação muito característica no Lúpus é o que se chama de fotossensibilidade, que nada mais é do que o desenvolvimento de uma sensibilidade desproporcional à luz solar. Neste caso, com apenas um pouco de exposição à claridade ou ao sol, podem surgir tanto machas na pele como sintomas gerais (cansaço) ou febre. Pessoas com Lúpus independentemente de apresentarem ou não manchas na pele, devem adotar medidas de proteção contra a irradiação solar, evitando ao máximo expor-se à “claridade”, além de evitar a “luz do sol” diretamente na pele, pois além de provocarem lesões cutâneas, também podem causar agravamento da inflamação em órgãos internos como os rins.
Fontes:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda e bem vindo !