Páginas

12 julho, 2011

DOAÇÃO DE SANGUE E LUPUS




Olá gente...nunca mais postei nada pq minha vida ta num rítimo frenético louco..e eu to amando por sinal...hj primeiro dia das minhas curtas férias fui ao hemocentro da minha cidade pra saber se eu poderia fazer doação.Informei que ja tinha sido transfundida e que tinha Lupus,a bioqímica não soube informar e consultou o médico que consultou o livro (dei muita risada interna rsrsrs...adoro qnd os semi-deuses se dão conta de que não sabem de tudo).Qual não foi a suprise qnd ele me informou que eu não poderia doar tendo em vista que meus anticorpos malucos,aqueles que lutam contra meu próprio organismoe que são os causadores do LUPUS ,são consevados no meu sangue o que poderia prejudicar o receptor do sangue doado,que em geral são pessoas que já estão com o sistema imunológico baixo...sendo assim meus auto anticorpos (os anticorpos malucos) prejudicariam essas pessoas que recebessem meu sangue.Vele salientar que LUPUS NÃO É TRANSMITIDO..NEM VIA SANGUEM..NEM VIA NADA...o caso, pelo queo médico me disse é só esse lance dos anticorpos.Eu que não me conformo com uma opinião só fui atras de outras cositas mais... ai está:
Pacientes com diagnóstico de LES e de quaisquer outras doenças crônicas não podem doar sangue e órgãos. O racional é que esses órgãos serão necessários e que podem ter algum tipo de lesão que não seja detectado pelos métodos habituais. Por outro lado pacientes com LES podem receber transplantes e os medicamentos utilizados anti-rejeição são IS (imunossupressores)que também são utilizados para tratar de LES, e o risco de rejeição não é maior.


DR. JOSÉ CARLOS MANSUR SZAJUBOK
REUMATOLOGISTA
SOCIEDADE PAULISTA DE REUMATOLOGIA
FACULDADE DE MEDICINA ABC

Extraído de http://www.superandolupus.com.br/?page_id=55
P.S:Ainda não estou convencida....vou procurar mais informações a respeito.

18 comentários:

  1. Gostei muito do posicionamento suave e inteligente com que você abilorda os temas!
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do posicionamento suave e inteligente com que você abilorda os temas!
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Também tenho lúpus e tinha dúvidas se posso ser doadora ou não.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho lúpus e tinha dúvidas se posso ser doadora ou não.

    ResponderExcluir
  5. Também tenho lúpus e tinha dúvidas se posso ser doadora ou não.

    ResponderExcluir
  6. Gostei tenho lupus desse onze anos queria muito saber sobre isso
    Tb descobrir tem lupus não deve tomar vacina febre amarela

    ResponderExcluir
  7. Ainda não se sabe como o Lupus se contrai... Eu tenho Lupus e todos julgam que a origem do meu foi uma transfusão de 90% do meu sangue quando nasci de uma pessoa que seria portadora porque primeiro ninguem na minha familia tem e porque foi uma transfusao quase completa. Por isso dizer que é ridículo não poder dar sangue não é tão ridículo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez Conceição de Lima De Oliveira17/08/2018, 08:08

      Eu era doadora de sangue e fiquei desesperada quando descobri o lúpus porque havia doado sangue para uma criança dias antes e fui conversar com meu Reumatologista e ele me disse que meu sangue não fazia mal a ninguém , poderia apenas me enfraquecer.

      Excluir
    2. Quando você douo sangue, nas analises aparecia alguma coisa?

      Excluir
  8. Obrigada por esclarecer essa dúvida ...diz a minha medica reumatologista que o lúpus vem atravez do dna de geração em geração..

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ver esses doença mas divulgada pois quase não se sabe nada sobre ela e não tem Nei uma resposta sobre o que causa ou transmiti acabei de perder meu esposo por essa doença depois do dagndiagnós ele viveu só 4meses e veio a falecer

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho lúpus posso ser doadora

    ResponderExcluir
  11. Gostaria muito de ser doadora de medula ósseo.
    Já doei sangue.
    A um ano descobriu que tenho lúpus .
    Agora ninguém define se podemos doar ou ñ.

    ResponderExcluir
  12. Tenho lupus,e sempre quis ser doadora de sangue,fiquei muito triste por saber que nao posso doar.

    ResponderExcluir
  13. Descobri a doença em janeiro de 2019 e já estou usando medicação.

    ResponderExcluir
  14. Socorro Dourado tenho lupus descobri 2013 rumo remedre todos os dias eu tinha dúvidas sobre doar sangue então eu não posso que pena.

    ResponderExcluir

Seja bem vinda e bem vindo !